top of page
Buscar
  • Foto do escritorAnderson Mendes

Ambiente criado para discutir sobre saúde mental e bem-estar emocional

Atualizado: 8 de mai. de 2020



O objetivo do Instituto Gente Feliz é o de transmitir para as empresas conceitos importantes a respeito de assuntos sobre saúde mental, bem-estar emocional e o de apresentar ferramentas para que líderes e colaboradores possam caminhar e se fortalecer durante este momento de tantas incertezas. E justamente por este motivo é que criamos o webinar que aborda estes temas para que mais pessoas possam acompanhar nosso conteúdo na segurança de seus lares.


E por isso o IGF somou forças e se uniu com um dos grandes pilares da psicologia no Brasil e que possui uma linha de trabalho toda voltada ao acolhimento da dor existencial, Karina Okajima Fukumitsu, que juntamente com o pesquisador destes temas e que lida com a depressão em seu dia-a-dia, Anderson Mendes, apresentam juntos soluções para o enfrentamento do isolamento.


“EU era e agora SOU”, essa frase dita pela Karina Okajima Fukumitsu traduz muito a respeito do momento em que passamos agora.

“A perda da falsa sensação de controle nos gera medo e esta emoção está diretamente ligada a falta de controle. O fato é que neste momento onde tudo está sendo alterado, isso demandará diversos ajustes criativos.

Lembre-se: A vida não é do jeito que a gente quer, portanto se tem vida tem jeito!”


E justamente num dos momentos de maior crise existencial de sua vida, foi onde Anderson Mendes encontrou motivação para iniciar a sua jornada a respeito de saúde mental e conseguiu encontrar um sentido para a sua vida.


“Depois de me degustar e de lambuzar em meu vazio existencial - talvez a maior dor psíquica causada pela minha depressão - foi que encontrei uma resposta realmente provocativa no livro Em busca de Sentido, de Viktor Frankl. O autor, sobrevivente dos campos de concentração na Segunda Guerra Mundial, afirma que o homem pode suportar tudo, menos a falta de sentido. Frankl observou que entre os prisioneiros que estavam no mesmo campo de concentração que ele e que conseguiram sobreviver ao holocausto, os que melhor conservaram a sanidade mental diante de todo aquele sofrimento foram aqueles que tinham um forte senso de dever, de missão, de algo ainda a ser realizado.”


“E após compreender o que gerava em mim essa falta de significado, encontrei uma oportunidade para dar uma verdadeira reviravolta, achar as minhas respostas, que neste caso só foi possível porque identifiquei a depressão. Retirei do sofrimento que ela causava um entendimento do meu propósito como ser humano. Aceitei que independente da situação em que estejamos é possível tomar uma decisão de transformar o sofrimento em algo positivo!”


A união entre paciente e a especialista conseguiu unir os mundos dos que sentem e experienciam os momentos caóticos dos transtornos mentais juntamente com informações científicas e absolutamente acolhedoras. Além disso, esta soma consegue proporcionar olhares sobre temas tais como: desenvolvimento de habilidades para responder positivamente às surpresas da vida, se transformar num otimista/realista, não se subestimar em momentos de crise, alterar rotinas tóxicas e fazer ajustes criativos.


Estes e muitos outros tópicos relevantes são transmitidos durante este webinar, que além de informar, quebra preconceitos e apresentam caminhos de esperança.


“Devemos alimentar a nossa esperança, ir além neste momento de tantas incertezas e se sobressair a toda esta falta de controle” afirma Karina Okajima Fukumitsu.


E para você que precisa apresentar a seus colaboradores caminhos e conteúdos relevantes para que eles possam ter resiliência e desenvolver habilidades emocionais em tempos de isolamento, entre em contato conosco e veja como o Instituto Gente Feliz poderá agregar a sua organização.



Anderson Mendes é consultor em saúde mental e bem-estar emocional, autor do livro e da série Depressão não é frescura! ao lado de nomes como: Mário Sérgio Cortella, Clóvis de Barros, Monja Coen, Márcio Atalla, entre outros.)



63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page